Minha lista de blogs

domingo, 17 de agosto de 2014

SPFC: será que o futebol brasileiro vai melhorar um dia?

SPFC: será que o futebol brasileiro fai melhorar um dia?
SPFC: será que o futebol brasileiro vai melhorar um dia?

Quando o São Paulo vai voltar a ser glorioso? Será que o Tricolor Paulista vai melhorar um dia?

Que o futebol brasileiro vem caindo, já notamos isso há muito tempo! Pra mim sequer foi surpresa a derrota pra Alemanha, nem mesmo o número de gols, apenas a forma que eles aconteceram! Mas, os comentaristas e apaixonados, continuam com aqueles comentários românticos, tipo: "Este é o país do futebol" ou ainda "talento aqui não falta..." e assim por diante. Mas, temos que cair na real. A verdade é que não temos tantos talentos assim mais, na verdade só enganamos. Quantos Neymar, Ronaldos ou Pelés nos temos? Num país com quase 200 milhões de habitantes, quantos jogadores fenomenais nós poderiamos ter? Milhares e não apenas alguns gatos pingados.

Mas, de quem é a culpa? É da CBF, dos clubes que estão cheios de cartolas gananciosos e que nada entendem de futebol, só de levar vantagem e também das equipes que não treinam direito. Um país que se orgulhava, de mesmo na pobreza, revelar craques como Ronaldo, Romário e Pelé ou Garrincha, vindos das classes baixas e periferia, hoje virou uma zona, onde temos jogadores mediocres e que não duram muito. E sabe por quê? Pelo fato de clubes não terem boas bases, especialmente indo lá nos campinhos de terra pra verificar os garotos que tem futuro. Hoje em dia, são os tais agentes que escolhem quem entra e quem é vendido por exterior. Se você pegar seu filho e levar pra um teste num desses clubes, verá que a coisa é bem menos romântica do que se pensa. É o mundo da ganância, com o vírus do "levar vantagem" que a Fifa, CBF e dirigentes espalhou de cima até embaixo. Hoje em dia não basta ter talento pra ser um jogador de sucesso e sim ter bons agentes. Por isso o nosso futebol virou uma merda! Onde jogadores que jamais chegariam a Seleção Brasileira se fossem garimpados de forma correta, chegam a uma Copa e levam 7 a 1 da Alemanha. Ou seja, muitos tem carreira meteórica, bastando fazer alguns golzinhos, logo vão pra Europa e só por estar na Europa, os técnicos se veem ou são forçados a convocá-los, só porque agentes colocaram esses jogadores em grandes times. 

O nosso futebol precisa mudar, desde a forma de garimpar jogadores, a gerenciar os clubes e a forma de treinar. Pagar salários milionários a jogadores vencidos como Kaká e Robinho, que só voltam pra cá, porque os times da Europa não querem mais, pode até vender camisas pra torcedores fanáticos, mas, não melhora o futebol. Se os 500 mil reais que um clube paga a um desse jogadores, pagasse 50 jogadores pobres da periferia, duvido que os resultados não fossem bem melhores. Pois o menino pobre que vem pra mostrar raça, não fica preocupado apenas em sair no telão com um corte novo ou fazendo publicidade o  tempo todo. Ele quer ser um craque e subir no futebol. Mesmo que depois seja contaminado pelos agentes gananciosos, se os clubes souberem poderão aproveitar o potencial inicial deles, assim como o Santos fez com muitas de suas revelações.

Um jogardor que ganha o que o Neymar ganha, não precisa ficar o tempo todo em estúdios de publicidade, anunciando produtos e sem treinar! Ele não precisa disso. Mas, a ganância das pessoas a sua volta é tão grande que acham que ganhar fora de campo é mais importante que ganhar dentro de campo. Por isso não temos hoje mais grandes craques.

As comissões técnicas no Brasil também não revelam mais bons técnicos. Até parece que eles não assistem os jogos dos times europeus. Até o Muricy que eu apostava como sendo o melhor técnico do Brasil, vem mostrando nos últimos tempos que também tá longe da eficiência. A derrota contra o Bragantino deixou claro isso. Não tem desculpas! Teve um técnico que afirmou que não deviamos nos acostumar ou querer o mesmo nível da Copa do Mundo! Claro que não temos o mesmo nível, não temos os mesmos craques e a estrutura é outra. Mas, estamos falando de futebol, do mesmo número de jogadores, das mesmas regras e táticas. A Arte da Guerra nos mostra muito bem isso. O futebol não é uma guerra, mas, é de certa forma uma batalha pela vitória. Ou seja tem que ter estratégia e treinamento. E o Muricy que ficou famoso com a frase "aqui é trabalho meu filho", tá longe de provar que tá trabalhando direito no SPFC. 

E por quê estou dizendo isso? Porque um bom técnico precisa entender que ele tem que adaptar sua equipe em conformidade com o desafio. Ou seja, precisa adaptar a escalação e estratégia, conforme o adversário e o resultado buscado. Assim se o SPFC ia enfrentar o Bragantino, numa competição que ele nunca conquistou e pondendo perder até por 1 gol de diferença, bastava entrar o jogo usando o regulamento e se defendendo o tempo inteiro. Assim se a defesa do SPFC, passa jogo e mais jogo e continua como peneira furada, colocam 3 zagueiros, 3 meias, forma uma equipe defensiva e deixa o adversário vir pra cima! Mas, o que vemos é um Muricy que passa meses e meses e não sabe adaptar o time! Não tem essa desculpa de que a culpa é falta de bons jogadores não. Nós vimos que na Copa, pequenas equipes deram um trabalho enorme as grandes equipes e justamente por causa da estratégia e formação do time. 

Outra coisa que um clube grande como o SPFC tem que acabar é com esses malditos rachões que não servem pra nada e passar a treinar sério, cruzamentos, chutes a longa distância, cobrança de barreira, escanteios, finalizações e muitas outras coisas realmenet aproveitáveis. E não adianta dizer que treina não, pois é mentira! Pelos chutes horrorosos, insegurança dos jogadores e o enorme número de passes errados, além da incapacidade de cortar um cruzamento deixam bem claro que todas as equipes do país estão treinando muito pouco, até mesmo as que estão na frente da tabela. Com os salários que esses caras ganham, era pra treinar 12 horas por dia e treinar com seriedade, não apenas ficarem se enchendo de tatuagem pelo corpo inteiro, caprichando em corte de cabelo e inventando moda. A melhor forma de um jogador aparecer e conseguir fama é sendo bom, técnico e eficiente.

Acordem grandes equipes brasileiros ou vocês afundarão com o futebol brasileiro e com a Seleção deste país...

Carlinhos Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

Seguidores

Google+ Seguidores

Google+ Badge